terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Cigarro pensante


Se não houvessem varandas
As pessoas não fumavam.
Se não houvessem telhados
As pessoas não fumavam.
Porque o fumo incomoda as paredes do quarto
Só que a nicotina não incomoda os pulmões
Muito menos as artérias
Ainda menos o relaxamento.

Se não existissem montes alentejanos lá longe
Nem igreja
Nem casas
Nem nuvens
Nem céu
Nem pensamentos soltos
As pessoas não fumavam.

Se a nicotina não matasse
As pessoas jamais fumariam!

O melhor é fazer uma lipo-aspiração ao cérebro
E assim,
Os pulmões poderão respirar SÓ o fumo dos outros.

As pessoas não fumavam se não fossem pessoas;
Não fumariam se fossem pessoas.

Se não houvessem progenitores, treinadores e amigos
E o basquetebol a desaprovar esta condição,
As pessoas não se atreveriam a fazer musculatura ao braço - para pegar no cigarro pensante (com vontade própria)

É que é ele que escreve e pensa, não eu.
Desculpa lá o plágio Pessoa.

Se não houvesse música
As pessoas não fumavam.
Não sentiam.
Não ponderavam.
Por isso livro-me a pés juntos de qualquer responsabilidade.
A culpada é a música.

Até já. Vou fumar-te.

3 comentários:

  1. Estrutura muito boa, engraçado, polemico (critico vá), sentimental (nao muito), erotico (nah.. tou a gozar :P)..
    Muito bom, frase no final cinco estrelas.

    Há muitos que pagam SÓ pelo fumo dos outros..
    Mas a minha opinião sobre a tua "infiltração" neste assunto ja tu sabes..

    "Se a nicotina não matasse
    As pessoas jamais fumariam!"

    Generalizando: nicotina e fumariam..
    Uma critica ao Homem por gostar de "quebrar regras", de se prejudicar por dar "boost de adrenalina"? Acho que era uma boa leitura.. I guess..
    MAS ISSO SOU EU, que nao gostando do tema e por ser tratado por ti (sinceramente, mais por isso, é o hábito, tu percebes...), generalizo.

    Suibstituía todas as conjugaçoes do verbo fumar por falar, cantar, assobiar, tocar (instrumentos), delirar (no bom sentido), SONHAR (acordado).. algumas mais..
    MAS ISSO SOU EU, que nao fumo.. so por estupidez, quando me dá para, nao sei, porque apetece? nao, porque sim, porque nunca me apetece, depois? so minutos perdidos..

    Penso por mim, escrevo por mim, sou eu a tempo inteiro.. mas isso.. sou eu.

    Até já Maninha. Vou "fumá-la" =)*

    P.S.: A nicotina nao mata, nao é responsavel por doenças cardio-vasculares nem cancros. Apenas vicia.

    ResponderEliminar
  2. é uma boa observação e ideia a de substituir por outros verbos. talvez tenha em atençao para os proximos rabiscos. mas a minha intenção foi mesmo a repetição do verbo fumar. se reparares esta em diferentes tempos.
    Agora estás a comentar a escrita, por isso nao me changues a cabeça ta maninho? :p
    a nicotina mata. Se vicia mata. pode nao ser causa directa.. mas se fores ao fundo da questão é a razão da morte. Daí a minha ideia para aquela frase ;)

    OBRIGADAAAAAAAAAA :D admiro a tua paciencia para comigo, és um fofo xD

    ResponderEliminar
  3. Sim indirectamente mata, eu percebi a ideia, so queria garantir que percebias do assunto tambem.. desde que estejas informada.. It´s up to you :P

    "changues"? Viva o dicionario "reguengalhista", ou será reguengaguelheiro?! ´Name máçes môçaa` :D

    Obrigada nada..(5 euros)
    Obrigado eu Maninha, por tudo =)*

    ResponderEliminar